quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Objetivos...

Luis Henrique Dias Tavares (1959), na investigação desse episódio, distingue cinco categorias de idéias entre os documentos políticos que circularam naqueles dias de agosto de 1798: liberdade (independência), república, comércio livre, igualdade de direitos, separação entre Igreja e Estado, identificadas neste trabalho através dos fragmentos retirados da reprodução desses documentos, como estão publicados por Mattoso (1969).


  • Liberdade – “A liberdade consiste no estado feliz, no estado livre do abatimento:aliberdade he a doçura da vida, o descanso do homem (...) a liberdade he o repouso e bem aventurança do mundo”(Aviso nº 3).
  • República – “O poderoso e Magnífico Povo Bahiense Republicano desta cidade da Bahia Republicana.” (Aviso n º 9).
  • Comércio Livre – “...Medidas tomadas para o socorro Estrangeiro e progresso do comércio de Açúcar, Tabaco e pau-brasil e todos os mais gêneros de negócio (...) com tanto que aqui virão todos os Estrangeiros tendo porto aberto...”(Aviso nº9).
  • Igualdade de direitos – “ cada hum soldado he cidadão mormente os homens pardos e preto que virem escornados e abandonados, todos serão iguais, não haverá diferença só haverá liberdade, igualdade e fraternidade.” (Aviso nº 10).
  • Separação entre Igreja e Estado – “...manda que seja punido com pena de morte natural para sempre e todo e qualquer padre que no púlpito, confessionário,exortação [...] se atrever a persuadir aos ignorantes e fanáticos com o que for contra a liberdade, igualdade e fraternidade do Povo...”(Prelo n º 8). Onde a igreja seria fiscalizada pelos deputados que iriam assistir as missas.




Através da analise destes objetivos o que poderiamos vê de semelhança com os objetivos da Revolução Francesa??



Nenhum comentário:

Postar um comentário